O que saber sobre Tuberculose


O que é a tuberculose?

A tuberculose (TB) é uma doença causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, também conhecida por bacilo de Kock (BK). As lesões da doença localizam‑se em qualquer parte do corpo, mas afectam os pulmões em cerca de 75 por cento dos casos. É ainda uma importante causa de morte, deixa sequelas definitivas quando não é detectada precocemente e é contagiosa, transmitindo‑se de pessoa a pessoa através do ar.
Praticamente só os doentes com TB pulmonar são contagiosos. Eliminam os BK para a atmosfera quando tossem ou espirram. As pessoas, que inalam estas bactérias em
suspensão no ar, podem ficar infectadas.
Se uma pessoa fica infectada pela bactéria, não tem qualquer sintoma, a menos que se desenvolva doença (tuberculose‑doença), o que pode acontecer de imediato ou em qualquer altura da sua vida. No entanto, uma grande parte dos infectados nunca chega a desenvolver doença e sem desenvolver doença não disseminam a TB.

Como é que a tuberculose se transmite?

A TB dissemina‑se através do ar. As bactérias são lançadas em grandes quantidades quando um doente de TB pulmonar ou das vias aéreas tosse ou espirra. As bactérias podem permanecer suspensas na atmosfera, viáveis, por muitas horas e serem inaladas por outras pessoas. Uma vez depositadas nos pulmões, multiplicam‑se, entram na corrente sanguínea e são transportadas para outras partes do corpo, como os ossos, os rins ou o cérebro. Todo este processo de infecção e disseminação através do sangue pode ser totalmente assintomático.
As pessoas que têm maior probabilidade de serem infectadas, são as que permanecem mais tempo e no mesmo espaço com o doente infeccioso: familiares, amigos, colegas de escola e trabalho.

Qual a diferença entre infecção e doença?

A maior parte das pessoas que respiram ar contaminado com BK e ficam infectadas dominam a propagação das bactérias mercê das defesas naturais, mantendo‑as inactivas. As bactérias permanecem vivas mas sem causar as lesões orgânicas próprias da doença. Chama‑se a este estado Tuberculose Infecção. Este estado pode manter‑se por toda a vida e as pessoas nestas condições transmitem a infecção para as outras e não têm sintomas.
Em qualquer pessoa com TB‑infecção, em qualquer altura, as bactérias podem tornar‑se activas, causando lesões nos órgãos, especialmente quando encontram o sistema imunitário debilitado por qualquer razão, causando a tuberculose activa ou tuberculose‑doença. Habitualmente as pessoas sentem‑se doentes e podem infectar outras se tiverem lesões no aparelho respiratório.

O desenvolvimento de TB‑doença pode acontecer logo após a infecção antes do sistema imunitário neutralizar as bactérias ou mais tarde aproveitando uma depressão da imunidade como acontece nos infectados pelo VIH, diabéticos, idosos, etc.

Quais são as pessoas que têm mais risco de desenvolverem doença?

A progressão do estado de TB‑infecção para TB‑doença é mais provável quando os mecanismos de imunidade estão deprimidos.
As pessoas infectadas pelo vírus da SIDA constituem o grupo com maior risco de desenvolverem TB‑doença. As crianças, os idosos e as pessoas dependentes de drogas e álcool são populações mais vulneráveis. Qualquer pessoa fica ainda mais sujeita se se tiver diabetes, insuficiência renal, estiver desnutrido ou receber tratamentos que deprimam a imunidade.

Quais são os sintomas da tuberculose?

Uma pessoa que esteja simplesmente infectada não tem sintomas. As bactérias estão inactivas e assim podem permanecer toda a vida. Se, por qualquer razão, as bactérias crescem, causam lesões destrutivas, mais frequentemente nos pulmões, e começam a aparecer sintomas.
A tuberculose activa nos pulmões pode causar:
Tosse persistente que se prolonga por mais de 3 semanas.
Expectoração que pode ser purulenta e por vezes com sangue.
Dor torácica, anterior ou dorsal, incaracterística.
Habitualmente há sintomas de afecção generalizada:
Fadiga.
Perda de peso.
Falta de apetite.
Febre.
Suores nocturnos.
A TB pode manifestar‑se por outros sintomas, conforme a localização das lesões. Se a infecção se localiza na pleura pode provocar dor pleurítica e dispneia devido a colecção de líquido pleural. Pode envolver o SNC e levar a meningite. A meningite tuberculosa é mais frequente nas crianças e em pessoas imunodeprimidas. É uma situação grave que requer tratamento urgente. Se afecta o aparelho urinário pode causar dor lombar, polaquiúria, disúria e hematúria. A infecção osteoarticular pode causar dor na coluna vertebral ou outros ossos, dores articulares com limitação funcional e sinais inflamatórios. Se a infecção se dissemina no sistema linfático os gânglios dilatam‑se e aparecem sinais inflamatórios (linfadenite).
Nenhum sintoma é específico de tuberculose. Portanto, o seu aparecimento merece atenção, tornando‑se altamente suspeitos se se prolongam por mais de 3 semanas.
Infelizmente muitos doentes sentem‑se doentes e só passados meses é que procuram assistência.

A tuberculose tem cura?

Felizmente, actualmente a tuberculose pode ser quase sempre curada com os medicamentos disponíveis. As maiores dificuldades derivam do estado avançado em que chegam alguns doentes e nem sempre o tratamento ser cumprido regularmente.

O não cumprimento rigoroso do tratamento é responsável pelo mais temível problema da tuberculose: O desenvolvimento de resistência aos antibióticos anti‑tuberculosos.

Como se trata a tuberculose?

Em mais de 90 por cento dos casos o tratamento é feito com base nos chamados anti‑tuberculosos de primeira linha:
Isoniazida
Rifampicina
Pirazinamida
Etambutol
Estreptomicina
Quando existe tuberculose activa, é necessário tomar vários antibióticos em simultâneo em doses precisas e durante um período, que na maior parte dos casos varia entre 6 a 9 meses. A combinação de vários antibióticos é necessária para eliminar todas as bactérias e para evitar que se tornem resistentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o assunto