Para onde vai a alma quando morremos?

A alma do homem quando morre em estado de graça, sem pecados e sem pena de sofrer as consequências pelos pecados cometidos em vida, mas já perdoados na Confissão, vai diretamente ao Céu.
Porém, se a alma tiver pecados veniais (pecados leves, que não impedem a amizade de Deus) ou precisar expiar ainda as penas devidas aos pecados já perdoados, antes de ir ao Céu gozar da felicidade eterna, deverá passar pelo Purgatório.
Nesse local de purificação, a alma não vê a Deus e sofre graves penas, de acordo com a maior ou menor expiação que deve fazer
pelos seus pecados. O tempo de permanência no Purgatório e as penas nele sofridas podem ser mitigadas pelas orações e sacrifícios que nós, aqui na Terra, oferecemos pelas almas do Purgatório; mais ainda, pelas Missas mandadas celebrar em benefício dessas almas.
Aquele que morre em estado de pecado mortal vai diretamente ao inferno logo após seu juízo particular.
Portanto, a alma toma seu destino eterno imediatamente após a morte, ficando separada do corpo até o Juízo Final, no fim do mundo.
Após a ressurreição geral, a alma e o corpo juntam-se novamente, o que aumenta a felicidade e o gozo dos justos no Céu, bem como o tormento dos condenados no inferno. Pois o corpo passará a ser um elemento de gozo ou de sofrimento a mais para o homem.
Contrariamente ao que afirmam os espíritas e certas pessoas supersticiosas, as almas, uma vez separadas dos corpos pela morte, não ficam "vagando" pelos espaços ou "aprisionadas" em algum lugar da terra.
Também não podem se "reencarnar". A alma não é um espírito "encarnado" num corpo, mas é um espírito unido a ele, e esta união só é possível com aquele corpo para o qual Deus criou aquela alma. A alma é criada por Deus no momento mesmo de ser infundida no corpo da criança, o que se dá logo após a concepção, segundo doutrina geralmente aceita em nossos dias.

Para saber mais acesse Catolicismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o assunto